terça-feira, 5 de julho de 2016

Resenha Fugitivos

Olá gente do bem tudo bem com vocês?Bom, hoje trago a resenha do livro Fugitivos do autor Carlos Barros, feita pela colaboradora Natalice Oliveira, esperamos que todos gostem.




Resenha








Fugitivos é um livro escrito por Carlos Barros da editora Giostri.É narrado em terceira pessoa e dividido em grandes capítulos. A historia se inicia em Belo Horizonte no bairro Santos André, mas com os acontecimentos o cenário se transforma e passa por varias várias cidade brasileiras.O livro conta historia de cincos jovens Caio,Fernanda,Jonas,Gabriel e Bianca) entre 5 e 17 anos que apesar da pouca idade, enfrentam problemas familiares exigindo deles responsabilidades e obrigações de adultos.

O autor toma como ponto inicial a historia de Caio, garoto de 15 anos que se muda pra casa da avó paterna após uma catástrofe que mata seus pais., tentando se livrar da tristeza e recomeçar a vida, conhece Jonas e Fernanda 11 e 15 anos respectivamente.Estes são irmãos que tem que lidar com um pai bêbado e violento, acostumado a sempre descontar sua raiva em Jonas, e nunca em Fernanda por um motivo delicado e triste (que se descobre ao decorrer da leitura) enquanto a mãe permanece submissa e aceitando esta realidade.Caio também conhece Gabriel, adolescente de 17 anos que cuida da irmã Bianca de 5 anos.Divide a casa com seu irmão Mauro enquanto seu pai está preso acusado de negar socorro a mãe, morta por overdose.Precisa lidar com a responsabilidade de sustentar uma casa sozinho, pagar a escola e custos com Bianca além de aturar as provocações de Mauro.Após saber que seu pai será solto,Gabriel toma a decisão de fugir com Bianca até Caruaru.Para casa de uma tia com o objetivo de melhoria de vida para Bianca, mas, uma revelação sobre os planos do seu pai e irmão, decide adianta esse plano colocando sua vida em risco.

Essa decisão se cruza com atual situação de Caio e Fernanda se envolvem em uma confusão, e são ameaçados de morte por Wander (amigo de Mauro).Buscando fugir dos problemas familiares, pessoais e em busca de esquecer o passado, os cincos embarcam numa aventura, que envolve perigos, alegrias e descobertas sobre o real motivo sentido da amizade.


Minha opinião:Fugitivos é o livro perfeito para quem busca aventuras, ação,drama e uma historia de amor, Carlos Barros consegue envolver todas características em uma leitura detalhada sem se torna repetitiva ou cansativa, de forma espontânea com a narrativa simples.O humor é bastante presente com as travessuras de Jonas, assim como o amor é colocado a prova nas situações vivenciadas, não só entre Caio e Fernanda, mas entre o grupo que compartilha e encontra no outro o auxilio e zelo necessário para enfrentar as dificuldades encontradas no caminho, oferecendo confiança e abrigo.Carlos também consegue transmitir emoções de forma clara e faz com que os leitores se torne intimo dos cincos jovens, sendo praticamente inevitável o choro em alguns momentos,Gostei principalmente da forma que os problemas familiares é retratado no livro, de forma objetiva, e direta, mostrando que mesmo quando tudo parece perdido e sem solução,podemos buscar apoio em alguém e quem confiamos para mudar a realidade.

O material é também de boa qualidade,o titulo e a ilustração desperta a curiosidade.Criticas negativas é apenas relacionadas ao tamanho da fonte, por ser pequenas pode causa 


6 comentários:

  1. Ótima resenha até atiçou minha vontade de ler o livro.Muito boa mesmo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você irá amar esse livro,obrigada pela visita volte sempre.

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho Albertina

      Excluir
  2. Parabéns Natalice! A sua resenha está muito bem elaborada. Fugitivos é um dos melhores livros nacionais. O autor fora muito competente em elaborar um enredo tão complexo e ao mesmo tempo envolvente. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. A resenha está muito boa, gostei. Se atente somente as pontuações. Ao término, acho que está incompleta, verifique isso é complete a frase.

    Você detalhou muito bem o enredo de Carlos, já li muitas críticas positivas sobre esse livro mas ainda não tive oportunidade de o ler. Parabéns, gostei do jeito que você nos mostrou o conteúdo.

    Léo Otaciano
    Marcas Literárias
    Leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Léo, meu anjo obrigada pela visita, você vai amar esse livro.

    ResponderExcluir