terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sinopse Os Dias Voláteis Autor Marcelo Rua

Olá, o blog Jornal Literatura e Cia traz hoje mas um nacional show, espero que todos gostem e muito.




"Os Dias Voláteis ─ Romance da Juventude Brasileira" é o livro que inicia a obra cíclica de romances realistas do autor Marcelo Rua, intitulados por ele de “Trilogia da Juventude Brasileira”, seguido de "As Vagas Gigantes ─ Novo Romance da Juventude Brasileira" e posteriormente "A Cabeça de Holofernes ─ Último Ato da Juventude Brasileira", cada qual representando uma fase da vida do protagonista Carlos Manfredo Júnior, respectivamente: juventude, desenvolvimento e maturidade. Os três romances podem ser lidos de forma independente, não sendo afetada a compreensão dos fatos contidos em qualquer das outras duas obras, ainda que alguns leitores enxerguem uma cronologia a ser definida por uma leitura linear. A época em que ocorrem estes eventos são, respectivamente: início dos anos 1990, final dos anos 1990 e dias atuais.

"Os Dias Voláteis" foi publicado pela primeira vez pela Editora Protexto em 2012 ─ ISBN 978-85-7828-262-2 ─ e teve uma tiragem de 300 exemplares em uma edição custeada pelo autor, atualmente esgotada. Posteriormente foi republicado pela Habermann Editora em 2013 ─ ISBN 978-85-89206-43-3 ─ desta vez uma produção não-independente, custeada pela editora, com uma tiragem inicial de 1.000 exemplares.




SINOPSE

Os Dias Voláteis tem esse nome porque fala de um período muito volátil de nossas vidas que é a transição da juventude para a idade adulta. O protagonista, Carlos Manfredo Júnior, às vésperas de completar a maioridade, vê-se a frente de um período de sua vida que irá marcá-lo profundamente, um período de muitas transformações e descobertas e que, apesar de seu caráter de transitoriedade, deixa marcas profundas e um rastro indelével em nossas memórias em um torvelinho de emoções.

E, em meio a todas estas questões próprias da juventude, ele se vê dividido entre a amizade e o bom senso, da fidelidade a um amigo ou a supervisão e admoestação paternas e a jovem de personalidade forte que carrega consigo vários segredos ou a menina que é um completo mistério para ele, a qual deseja ardentemente encontrar e que pode ser a resposta a todos os seus anseios mais profundos e desejos mais secretos.

A partir daí vários conflitos envolvendo Carlos e outros personagens irão se deflagrar em sua jornada pelo autoconhecimento, abordando vários temas: a influência marcante dos amigos nessa época, o primeiro emprego, abismo entre gerações de pais e filhos, drogas na escola e gravidez na adolescência, religião e filosofias comparadas.

Tudo acontece em um ritmo vertiginoso, pois os dias parecem acelerar sua marcha com a conclusão de diversos acontecimentos, revelando o epílogo para todos os personagens e conduzindo a um final inevitável para o nosso protagonista.




RESUMO DO LIVRO

A história começa com um sonho recorrente e enigmático de Carlos. Logo sabemos quem ele é, sobre sua família, trabalho, escola, amigos, enfim, sua trajetória de vida. Carlos está concluindo o ensino médio e está prestes a ingressar na faculdade. Estagia em uma loja que explora sua condição de estagiário onde ele exerce as funções de um empregado normal, sem os direitos trabalhistas assegurados, recebendo apenas a bolsa-auxílio, porém sem aprender as práticas da função para a qual se inscreveu como estagiário.

Seu melhor amigo, Rômulo Vargas, será o responsável pelos momentos de maior comoção da história, com sua trajetória de vida paralela a do protagonista, suas atitudes algumas vezes inusitadas diante de determinadas situações conflituosas, seu caráter e sua filosofia de vida.

Um dia Carlos conhece em uma festa uma jovem chamada Mônica que parecia se lembrar dele de outros tempos, ao contrário dele que não fazia ideia de quem ela pudesse ser até o momento. Mas Carlos perde o contato com a moça e começa a se sentir obcecado com a ideia de reencontrá-la e saber mais a seu respeito.

Confuso em relação aos seus sentimentos, Carlos irá namorar Lisandra Vargas, a adolescente mais cobiçada em todo o ensino médio. Mas Lis, como é também conhecida, vai aos poucos revelando novas surpresas em sua personalidade até então considerada insondável por muitos naquele colégio, e reservará uma grande surpresa para Carlos e também para os leitores, pois é detentora de um segredo e ao mesmo tempo de um mistério. Carlos vai atrás de Mônica pela última vez após uma série de pistas falsas e de diversos desencontros ao longo da história.


A história também é entremeada de tramas paralelas envolvendo colegas de estágio e de escola, amigos e familiares, pessoas da vizinhança cujas trajetórias, a princípio sem qualquer correlação, vão se encaixando ao longo do enredo do livro, servindo de pano de fundo para o levantamento de questões desta fase da vida de um adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário